A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

terça-feira, 17 de março de 2015

MÉTODO DE LEITURA ORANTE PARA ESCOLHA DE MÚSICAS

(quatro passos)

Antes da leitura, é importante nós nos recolhermos, pedir humildemente a ajuda do Espírito Santo. A leitura orante supõe participação na comunidade e nos trabalhos (missão) que ela faz dentro e fora da Igreja.

1º passo: Ler
  • Ler e reler o texto (evangelho), baixinho e em voz alta, escutar o texto (alguém está falando!).
  • Prestar atenção a cada palavra, às idéias, às imagens.
  • Tentar entender o texto (no contexto em que foi escrito).
  • Se for possível, recorrer também a ajuda do padre.
2º passo : Meditar
  • Repetir o texto ( ou parte dele) com a boca, a mente e o coração: não “engolir” logo o texto, e sim, “mastigar”, “ruminar”, tirando dele todo o seu sabor; não ficar só com as idéias que contém, mas deixar as próprias palavras mostrarem a sua força: aprender de cor (= de coração!) pelo menos uma parte do texto.
  • Penetrar dentro do texto, interiorizá-lo; compreender, interpretá-lo a partir de nossa realidade; identificar-nos com ele: perceber como o texto expressa nossas próprias experiências, sentimentos e pensamentos. Principalmente no caso dos evangelhos, estas experiências podem ser entendidas também como se referindo a Jesus Cristo.
Trata-se de atualizar o texto: perceber como o texto acontece hoje, em nossa realidade pessoal, comunitária e social; perceber qual a palavra que o Senhor poderá estar nos dizendo...

3º passo: Orar
  • Deixar brotar de dentro do coração, tocado pela Palavra, uma resposta ao Senhor. Como posso ajudar minha comunidade a viver plena e frutuosamente o mistério pascal celebrado.
4º passo: Contemplar
  • A Bíblia não usa o verbo contemplar, e, sim, escutar, conhecer, ver. Trata-se de saborear, “curtir” a presença de Deus, o jeito de ele ser e agir, o quanto ele é bom e o quanto faz para nós. Supõe uma entrega total na fé. Passa, necessariamente, pelo conhecimento de Jesus Cristo (“Quem me vê, vê o Pai!”), que se encontra do lado dos pobres.
SENTIDO LITERAL:

Ler versículo por versículo, entendendo parte por parte.

SENTIDO CRISTOLÓGICO:

Quais foram as atitudes de Jesus no evangelho ( ler  também  a primeira leitura, o salmo e segunda leitura).

SENTIDO LITÚRGICO:

O que tem a ver com a primeira leitura, segunda leitura e salmo.

SENTIDO ESPIRITUAL:

O que este evangelho meditado hoje junto com o Espírito Santo nos traz para a realidade do mundo? Como posso através da musica, fazer minha comunidade a viver plena e frutuosamente este mistério pascal, por meio da música?

Obs.: É importantíssimo estar em consonância com a equipe de celebração, onde a equipe de celebração ( canto, leitores e espaço sagrado )  tenham vivido o mistério pascal a ser celebrado.  Preparar juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...