A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

domingo, 12 de outubro de 2014

GESTOS E SIGNIFICADOS LITÚRGICOS

AS ATITUDES E OS GESTOS LITÚRGICOS
Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária (cf SC 21) . É necessário e dever dos pastores da Igreja vigiarem para que os fiéis participem da celebração do sagrado com conhecimento de causa, ativa e frutuosamente . Para isso é preciso que os fiéis sejam instruídos a sintonizarem a sua mente com as palavras que pronunciam e assim, participarem das sagradas ações com toda gestualidade e atitudes que envolva corpo, mente e alma (cf. SC 11, 14, 19, 30, 48) .

Os gestos e posições que o corpo deve admitir dentro das ações sagradas, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia e exprimem e favorecem a atitude interior. Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as normas práticas que são orientadas pela Igreja, conforme seus documentos e rúbricas .

O corpo do homem também ora diante de Deus. O gesto enriquece e enobrece o pensamento e a emoção interior vivida pelo homem. A adoração em espírito, para ser uma adoração em verdade 00 4,24), deve ser também corporal (Rm 12,1). A encarnação do Verbo não é um assumir, unicamente, de um espírito humano, mas de uma carne, feita de corporeidade. Cristo teve atitudes e gestos que expressavam a sua oração ao Pai.

Os gestos e atitudes prescritas não devem ser uma simples execução de uma rubrica, se antes não forem um estado de alma, uma profunda e autêntica exteriorização de realidades interiores. Repetir ritos pode produzir o desgaste dos sinais sagrados, uma perda de consciência dos seus significados.

SIGNIFICADO DE LITURGIA

“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus” (SC 7).


Em outras palavras, a liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. Note-se, à Igreja cabe a missão de continuar a obra de Cristo, que se dá, sobretudo, através da liturgia. Sem liturgia, não há Igreja e sem Igreja não há liturgia. E sem liturgia não há continuidade no mistério da salvação da humanidade.

MISSAL ROMANO

Queria deixar aqui para vocês um link da instrucão geral sobre o missal romano. Explica a Missa passo a passo. Explicita aquilo que é mais coerente em cada momento da celebracão eucarística. Não deixem de ler! É um pouquinho grande, mas de fundamental importância que possamos compreender melhor a Santa Missa.



www.saojorgemartir.com.br/documentos/igmr.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...