A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ALELUIA (ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO)


Muitas vezes vemos e ouvimos Ministérios de Música executarem a Aclamação ao Evangelho de forma linda musicalmente, mas escorregando ao se cantar o "versículo central" do original da música. Como a Música "Aleluia quando estamos unidos", o verso central; "Quando estamos unidos, estás entre nós... este nosso mundo sentido terá..." é próprio EXCLUSIVO, do dia em que assim estiver no Lecionário o versículo entre os Aleluias duplos. Não pode, nem deve dessa forma, ser cantado com essas palavras no dia em que o Lecionário esteja oferecendo outras palavras para serem cantadas.

Neste caso, deve-se adaptar a melodia à letra (palavras) que forem próprias do dia e que estiverem contidas no Lecionário.

Muitas vezes as frase centrais que o Lecionário coloca são maiores ou menores que as das músicas originais, mas sempre dará para se adaptar a um canto de Aclamação ao Evangelho. Aqui, o esforço e os talentos dos musicistas serão provados e fica claro que, ensaio e preparação minuciosa de escolha das músicas são regras para se tocar na Santa Missa.

É bom que neste momento todos fiquem de pé, cantores e instrumentistas (menos o baterista, por razões óbvias) e que se estenda este canto enquanto se durar o Rito de Aclamação ao Evangelho, que sempre será maior quando houver incensação.

Sendo assim nada de preguiça, ou comodismo de apenas se repetir a música por completo sem que se adapte a letra do versículo do dia contido no Lecionário.

Aleluia (Ministério São Bento)


Essa música de Aclamação ao Evangelho é maravilhosa e liturgicamente perfeita, servindo como uma ótima escolha onde o Tempo Litúrgico permita que se cante o "Aleluia" de forma efusiva. Sua melodia é simples e rica, dando para se trabalhar vozes diferentes no "Aleluia" e se adaptar facilmente o versículo central de acordo com o próprio do dia.

Composição: Desconhecida... (Diego Garcia?)

Cifra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...